Todo dia, o mesmo estresse: trabalhos não entregues, deveres não feitos e matérias não estudadas.
Em um ambiente bagunçado pode até haver uma mente produtiva focada em um projeto, assim como em um ambiente organizado pode haver uma mente desorganizada usando uma arrumação sem fim como desculpa para procrastinar, mas geralmente a bagunça exterior é consequência (ou causa!) de desorganização mental.
E o maior impacto da bagunça, tanto no ambiente quanto na mente, é que ela distrai.
Sabe aquela facilidade em perder o fio da meada em uma explicação ou leitura? É sintoma de uma bagunça que não se vê.
O passo inicial para ajudar o estudante "preguiçoso" é conferir se seu ambiente de estudo precisa de arrumação e incentivá-lo a arrumar seu ambiente – sem arrumar por ele.
Pode-se até iniciar a arrumação para demonstrar etapas, mas é crucial que o procrastinador termine sozinho.
A arrumação é um processo reflexivo que exige o esforço da organização mental através de identificação e resolução de problemas específicos daquele ambiente e da pessoa que o utiliza.
É um exercício intransferível que ativa uma engrenagem na mente capaz de influenciar outras questões da desordem, como dificuldade em terminar tarefas ou mesmo impossibilidade de iniciá-las.
Iniciativa é algo mais complexo do que sugere a ideia de “preguiça”.
A estratégia seguinte é o mapeamento de dicas direcionais, como um sistema de prioridades, tarefas e ações diárias. Há diferentes causas para os pensamentos desordenados e a ansiedade que eles geram, desde o TDAH ao estresse de fases desafiadoras da vida, mas escrever e consultar o passo a passo para rotinas produtivas é sempre um divisor de águas.
Vivemos este desafio e desenvolvemos uma saída leve e eficaz para combater distrações e construir o hábito de refletir sobre os passos dados e os próximos passos.
Vencer a desorganização mental gera outras vitórias, como disciplina e regulação do sono, que revolucionam a forma de se encarar desafios e de se comprometer com grandes objetivos.
Demonstre como se planejar e fixe um planner com listas e tabelas de tarefas, compromissos especiais, metas e planos de ação diários na parede ou em uma porta por onde seu filho ou sua filha passe todo dia.
Planejamento diário e destaques do mês e da semana: conheça os planners →