Cognição e o ambiente ao seu redor

Cognição e o ambiente ao seu redor

Cognição como um fenômeno situado, incorporado e distribuído: o que você pensa desta abordagem?



Você está imerso em informação


E não estamos falando do celular! Há muito mais para a sua percepção do que o que chega pelos seus dispositivos.


Cognição e a construção do (seu) mundo


Sua cognição é constituída por processos mentais que dão forma e sentido às suas vivências, sustentando sua percepção, atenção, memória, linguagem e tomadas de decisão. É através dela que você transforma em experiência e conhecimento tanto o mundo ao seu redor quanto as suas interações com ele.


Por muito tempo, acreditou-se que estes processos aconteciam apenas na mente. Hoje, uma perspectiva mais ampla propõe abordar a cognição como um sistema que envolve também o corpo e o ambiente em que estamos inseridos.


Nesta abordagem, quando pensamos sobre um conceito, ativamos as mesmas áreas cerebrais envolvidas na experiência sensorial e motora com ele.


Ambiente como informação


Se na sua vivência cotidiana, pensar e agir são processos integrados entre corpo, mente e ambiente, então o ambiente não é apenas um cenário onde o pensamento acontece, mas parte da rede de estímulos que o influencia constantemente.


A cognição é sistemicamente conectada ao ambiente. E isto faz todo o sentido!


Pense no incômodo com a bagunça, capaz de desmotivar sessões de estudo ou trabalho, ou naquele cansaço que precipita decisões das quais você se arrepende depois.


Pense também nos objetos que você adora olhar porque são inspiradores, ou nas novas ideias que só aparecem depois que você consegue se acalmar diante de um novo desafio.


E se estamos falando sobre o efeito do ambiente na sua cognição, estamos falando também sobre como o ambiente afeta a sua atenção. Já pensou sobre isso, ao olhar ao seu redor?


Você pode utilizar seu ambiente a favor da sua atenção.


Ambiente como meio contrastante


Sua atenção direciona o foco através de interações complexas entre controle voluntário (quando você decide prestar atenção em algo) e captura automática por estímulos salientes (quando algo chama sua atenção), determinando quais elementos do ambiente capturam sua atenção com mais facilidade.


Com preferência natural por contraste, a atenção funciona como um radar seletivo. Nosso cérebro evoluiu para detectar diferenças, mudanças e elementos que se destacam no ambiente: um mecanismo adaptativo essencial para identificar tanto ameaças quanto oportunidades.


Sob esta perspectiva, o ambiente físico pode ganhar um papel estratégico no seu dia a dia:


Em tempos em que a maioria das informações que você consome e gerencia está em telas, o espaço físico ao seu redor pode se tornar um meio de destaque na sua experiência diária.


Suporte cognitivo


Transformar seu ambiente físico em um aliado informacional não é apenas uma questão de organização: é uma estratégia produtiva.


Ao realizar uma tarefa, seu cérebro enfrenta aumentos na carga cognitiva, ou até mesmo uma sobrecarga, quando a demanda supera a capacidade da memória de trabalho. Recursos mentais que poderiam ser usados na execução da tarefa, como na sua rapidez ou na atenção ao detalhe, acabam desviados para outras exigências, como lembrar de prazos e parâmetros operacionais.


Exigências como prazos e parâmetros podem ser externalizadas para "liberar" recursos mentais. Anotações em aplicativos ou cadernos, por exemplo, ajudam a reduzir a carga sobre a memória, embora ainda exigem esforço cognitivo para serem lembradas e localizadas. O que talvez você nem sempre se dê conta é de que o ambiente físico ao seu redor pode funcionar como um espaço para ancorar pistas visuais. E um espaço de acesso imediato, o que facilita o destaque de informações norteadoras, liberando ainda mais rápido recursos mentais para otimizar sua produtividade ao longo do dia.


Quando informações relevantes permanecem nítidas no seu pensamento, você atravessa o dia com menos dúvidas e mais confiança, o que se traduz por maior resistência a distrações, mais calma diante de novos desafios e melhores decisões.


Projetando ambientes que ajudam a pensar


Veja como elementos físicos podem impactar estrategicamente o seu dia a dia:


Foco: projetado e posicionado estrategicamente em um ambiente organizado (sem muito "ruído" visual), um quadro ou cartaz, por exemplo, modifica o ambiente e passa a funcionar como um ponto focal, reduzindo a possibilidade de distrações.


Priorização: através de objetos que destacam informações específicas, a atenção é canalizada para o que importa.


Eficácia: informações destacadas podem aliviar o esforço mental de recuperação na memória de trabalho, funcionando como suporte cognitivo externo.


Quanto maior o volume de informações que você gerencia digitalmente, maior o potencial impacto do ambiente físico como um meio contrastante para destacar o essencial.


Essa estratégia também pode favorecer o equilíbrio entre o digital e o físico na sua vida, criando momentos de pausa e reflexão que apoiam o bem-estar e a autorregulação cognitiva.


Referências:

BARSALOU, L. W. Perceptual symbol systems. Behavioral and Brain Sciences, v. 22, n. 4, p. 577–660, 1999.

CLARK, A. Surfing uncertainty: prediction, action, and the embodied mind. Oxford: Oxford University Press, 2016.

CORBETTA, M.; SHULMAN, G. L. Control of goal-directed and stimulus-driven attention in the brain. Nature Reviews Neuroscience, v. 3, n. 3, p. 201–215, 2002.

MAYER, R. E. Multimedia learning. 4. ed. Cambridge: Cambridge University Press, 2021.

NORMAN, D. A. The design of everyday things. New York: Basic Books, 2013.

POSNER, M. I.; PETERSEN, S. E. The attention system of the human brain. Annual Review of Neuroscience, v. 13, p. 25–42, 1990.

SETH, A. Being you: a new science of consciousness. London: Faber & Faber, 2021.

SWELLER, J.; AYRES, P.; KALYUGA, S. Cognitive load theory. 2. ed. Cham: Springer, 2019.

VARELA, F. J.; THOMPSON, E.; ROSCH, E. The embodied mind: cognitive science and human experience. Revised ed. Cambridge: MIT Press, 2017.

 

0 comentários

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.