Você observa os seus resultados diariamente?

   
Estações →   Zen →   Impacto →

 

Se você não tem um registro diário das suas ações, está abrindo caminho para a sua mente ignorar circunstâncias impactantes, dar destaque a fatos secundários ou cultivar desculpas que ofuscam o que realmente merece atenção.

O rastreador de performance é uma ferramenta de autoavaliação rápida e eficaz que vai turbinar a forma como você reflete sobre os seus passos.

Passo a passo para usar o rastreador de performance

1 DEFINA    Quais são os resultados que você deseja alcançar? Que circunstâncias impactam estes resultados? Faça uma lista com alguns resultados desejados e outra com prováveis circunstâncias, como comportamentos e situações que afetam o seu dia.

Resultados desejados são as metas que você quer alcançar.

Circunstâncias são situações e comportamentos que afetam diretamente seus resultados e que você deve observar.

Exemplo: horas de sono são uma circunstância que pode afetar a qualidade do estudo e portanto o resultado pretendido de determinada quantidade de exercícios por dia. Assim, "20 exercícios diários" pode ser um resultado desejado, enquanto "pelo menos oito horas de sono" pode ser uma circunstância a ser observada.

Outras circunstâncias também podem impactar este resultado, como horas livres após trabalho, estado de saúde (bem disposto ou em crise alérgica, por exemplo) e ânimo (motivado ou procrastinando, por exemplo).

Cada pessoa tem as suas metas e vive as suas próprias circunstâncias, mesmo que não dê atenção a elas, e ter consciência das suas circunstâncias é um dos principais benefícios do planner com rastreador de performance. Com o tempo, mesmo as circunstâncias que parecem não estar sob o seu controle hoje podem passar a ser percebidas com novas possibilidades.

2 QUANTIFIQUE    Nosso design tem duas colunas paralelas para você marcar de 1 a 5 pontos diariamente em cada uma delas. Para cada uma destas colunas, você pode determinar:

cinco metas diárias para avaliar simplesmente como sim ou não
(cada meta alcançada vale um ponto)

ou

uma única meta à qual você vai atribuir uma nota de 1 a 5 todo dia.

Recomendamos uma coluna de pontos para resultados e outra para circunstâncias (fatos que afetaram seus resultados), mas você também pode usar as duas colunas apenas para resultados.

Exemplos para estudo intensivo

Na primeira coluna de pontos, cinco metas diárias:

 • 1 hora de leitura e anotações = 1 de 5 pontos

 • resumo completo de um tópico do material didático = 1 de 5 pontos

 • 10 questões objetivas = 1 de 5 pontos

 • 5 questões discursivas = 1 de 5 pontos

 • planejamento de estudo para o dia seguinte = 1 de 5 pontos

Na segunda coluna de pontos, cinco circunstâncias diárias que afetam os resultados acima:

 • dormir antes das 22h (noite anterior) = 1 de 5 pontos

 • acordar antes das 7h = 1 de 5 pontos

 • realizar 40 minutos de exercício físico = 1 de 5 pontos 

 • beber 8 copos de água ao longo do dia = 1 de 5 pontos

 • manter o espaço de estudo organizado = 1 de 5 pontos

Opcionalmente, você pode definir apenas uma meta, como estudar duas horas e meia por dia, e dividir a pontuação entre blocos de 30 minutos de estudo: cada meia hora de estudo vale 1 de 5 pontos.

O mesmo vale para circunstâncias: se você quer conseguir dormir cerca de oito horas por noite, pode analisar a quantidade de horas de sono da noite anterior e marcar um ponto a cada uma hora e meia de sono.

Estes fatos serão seus critérios para avaliar diariamente seus passos e o que você pode mudar na sua rotina para alcançar melhores resultados.

3 PONTUE E ANOTE    Marque diariamente a sua pontuação nas colunas de pontos. Anote palavras-chave sob cada dia ou grupo de dias para associar oscilações na sua performance com circunstâncias impactantes: um resfriado ou uma viagem, por exemplo, podem explicar uma descida nos seus resultados, assim como melhores noites de sono ou um novo método de trabalho podem explicar uma subida. 

4 CONECTE    Trace uma linha entre os pontos marcados da primeira coluna e outra linha (outra cor) entre os pontos marcados da segunda coluna, conectando os dias com estas duas linhas. Você verá surgir ao longo do tempo o seu gráfico de performance, devidamente comentado em cada descida ou subida de resultados.

 

 

Escolha seu modelo

   
Estações →   Zen →   Impacto →

 

Um novo hábito produtivo, intuitivo e revelador em poucos segundos por dia.